Mapeando a jornada do cliente, dando mais clareza aos setores sobre a importância da experiência entregue.
Papel de cada colaborador interagindo com o cliente.
Cenário atual na Gralha Imóveis
A Gralha Imóveis é uma empresa de renome em Florianópolis, com 18 anos de atuação no ramo imobiliário. Uma empresa vanguardista que está sempre um passo à frente, sendo referência no mercado quando o assunto é inovação em processos de atendimento ao cliente. E que atua com duas frentes de negócio: Vendas e Aluguéis de imóveis.
Poucas empresas do ramo conhecem verdadeiramente a jornada dos seus clientes, e sabem como construir um mapa que tenha o objetivo de trazer o olhar do cliente para dentro do seu negócio, e entender o que ele verdadeiramente pensa, sente e vive nas interações que possui junto a marca.
Mesmo que o percurso dependa de quem é o comprador, existem padrões comportamentais que nos levam a entender os sentimentos deste cliente, da necessidade dele e das opções disponíveis para solucionar seus desafios e desejos com aquela empresa. E foi então que a imobiliária percebeu que precisava ir mais a fundo neste estudo.
Cocriação
A Consultoria de Estratégias em Centralidade do Cliente entrou em cena e iniciou o trabalho junto à equipe de Vendas da Gralha, criando um SQUAD CX para este projeto, buscando entender a jornada do cliente, e os colaboradores envolvidos em todo este processo de compra e venda de imóvel. A jornada passava por muitos setores, canais e responsáveis, provocando, muitas vezes, o sentimento de confusão e dúvida ao cliente, gerando esforço para a compreensão da etapa, do prazo ou até mesmo do próximo passo a ser dado.
E uma das entregas da Consultoria, é mapear a jornada, e entender estes pontos de atenção que existem no caminho que o cliente percorre, buscando solucionar com oportunidades de melhorias e soluções digitais que impactem na satisfação do cliente, no menor esforço e no aumento do sentimento de confiança junto a Gralha. Principalmente quando falamos da compra de um imóvel, que possui um alto valor agregado, e que também muitas vezes contempla o lado da emoção, do sonho de ter a casa própria. Por isso é tão delicado, e importante conhecermos o perfil do nosso cliente.
Resultados atingidos até o momento
Com todo o trabalho realizado junto ao time, a clareza de cada colaborador, setores envolvidos foram aparecendo, e novos processos, treinamentos, indicadores também criados e medidos dentro da empresa. Onde cada um pudesse compreender melhor a jornada do cliente, e a importância do seu papel dentro dela.
A jornada do cliente começa dentro da empresa!
Os resultados foram notáveis: através do diagnóstico da consultoria, com o mapeamento da jornada, a empresa, e todo o seu time que co-criou junto pode compreender melhor a importância de entregar uma boa experiência em cada interação realizada com o seu cliente, buscando clarear a jornada para ele, dando transparência, construindo confiança e entregando uma experiência positiva no final.
"Olhamos para o cliente com o mapa da jornada, mas antes, olhamos e melhoramos processos e a experiência interna do colaborador na empresa, para que ele compreenda o processo, e seja mais intencional, verdadeiro nas relações com o nosso cliente Gralha."
- Marco Antonio Roennau Filho, Diretor Comercial da Gralha Imóveis.
Conversa entre a nossa consultora e especialista em CX, Nathália D'Aquino e Marco Antonio Roennau Filho, Diretor Comercial da Gralha Imóveis.
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