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O que esperar de CX em 2025?

Foto do escritor: Nathália D'aquinoNathália D'aquino

Atualizado: 11 de dez. de 2024

A Experiência do Cliente está em constante evolução, e 2025 promete ser um marco na forma como as empresas se relacionam com os seus consumidores.


Mas o que de fato devemos esperar quando o tema é Experiência do Cliente?


1. Experiências hiper personalizadas com o uso da IA baseada no comportamento, preferências e contexto dos clientes:

Espera-se que os chatbots e assistentes virtuais se tornem ainda mais sofisticados, oferecendo interações quase humanas, mas extremamente personalizadas.


2. Integração de realidade aumentada e realidade virtual:

As empresas usarão para criar experiências imersivas, especialmente em setores como varejo, turismo e entretenimento. Exemplos como "provas virtuais" de produtos ou visitas imersivas a imóveis antes da compra.


3. Omnicanal realmente unificado:

Em 2025, a separação entre canais digitais e físicos será cada vez mais imperceptível. Os clientes esperarão transições fluidas entre canais, como começar uma interação no celular e finalizá-la na loja sem perda de informações.


4. Maior enfoque na experiência emocional:

Além de eficiência, as marcas se concentrarão em criar conexões emocionais com os clientes. A experiência será mais sobre "como você me faz sentir" do que apenas "como você resolve meu problema".


5. Privacidade como diferencial competitivo:

Com maior conscientização sobre proteção de dados, as empresas que demonstrarem transparência e segurança no uso das informações dos clientes ganharão confiança e lealdade.


6. Automação e proatividade:

A automação será essencial para resolver problemas antes que os clientes percebam. Por exemplo, alertas proativos sobre atrasos ou ações de suporte antecipadas, dando mais clareza e confiança ao cliente junto a marca.


7. Inclusão e acessibilidade:

Empresas irão priorizar experiências que sejam inclusivas, acessíveis para pessoas com deficiência e adaptadas a diferentes culturas e línguas.


8. Consistência como chave da experiência:

Segundo pesquisas recentes, entregar de forma consistente o que foi prometido é mais importante, mas não suficiente. Empresas que elevam as avaliações da experiência de uma ou duas estrelas para três estrelas aumentam em 1,6 vezes a probabilidade de novas compras. A chave é cumprir as expectativas com precisão, focando a proposta de valor e a visão de marca.


9. Autenticidade, o novo pilar do engajamento digital

Com redes sociais saturadas e mensagens de marketing cada vez mais questionadas, os consumidores buscam autenticidade. O estudo Life Trends 2025, da Accenture, revela que a confiança on-line está fragilizada: 59,9% das pessoas questionam mais a autenticidade de conteúdos digitais do que antes. O impacto é claro: sem conexão genuína, o engajamento digital sofre.

O desafio é redesenhar estratégias para priorizar confiança e transparência. Isso inclui investir em tecnologias de verificação, como blockchain e selos digitais de autenticidade, e revisitar práticas de marketing para eliminar ruídos e excessos. 


10. O momento das collabs:

As colaborações entre marcas têm evoluído e em 2025, espera-se que as colaborações ultrapassem os limites tradicionais, investindo em experiências transformadoras e criativas, como eventos interativos e ações sustentáveis. Marcas que desejam se destacar precisarão formar alianças simbióticas que combinem expertise e relevância, oferecendo aos consumidores mais do que um simples produto, mas um reflexo de seus próprios valores e aspirações.


Esteja preparado para este novo modelo de consumo e de exigência dos clientes. 


A sua empresa deve estar atenta e próxima ao seu cliente, compreendendo cada vez mais as suas expectativas nas jornadas de interação com a marca.


Que 2025 possa melhorar a relação entre clientes e marcas, porque este é o grande propósito de trabalhar com CX, buscar elevar a venda, torná-la de fato um relacionamento longo, duradouro e leal.

 

Não deixe de explorar nossas soluções e descobrir como podemos colaborar para levar sua marca a novos patamares. Se você deseja transformar a experiência dos seus clientes e alcançar resultados concretos, fale com nosso time e descubra como podemos te ajudar a ouvir e entender seu público, oferecendo experiências memoráveis para eles. 


E não esqueça: siga a nossa Empresa e fundadora Nathália D'Aquino, especialista em CX, nas redes sociais Instagram, LinkedIn e YouTube e fique por dentro de todas as novidades do universo de Experiências.

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